
“Foi um grande ganho”, diz vereador Marcelinho Guimarães sobre federação entre União Brasil e PP

O vereador de Salvador, Marcelinho Guimarães Neto (União Brasil), avaliou de forma positiva a formação da federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP), destacando os efeitos da aliança no cenário político da Bahia e do Brasil. Para ele, a união fortalece a candidatura de ACM Neto ao governo do Estado e consolida o espaço da centro-direita na política baiana.
“Foi um grande ganho, fortalece a campanha dele aqui a nível estadual. Para o campo da direita e da centro-direita, foi muito positiva essa federação entre o PP e a União Brasil”, afirmou durante entrevista ao programa Boa Tarde, Bahia, da Band Bahia, apresentado pelos jornalistas Victor Pinto e Filipe Veloso.
Apesar do tom otimista, o vereador também apontou os desafios que o novo modelo pode trazer para a composição das chapas proporcionais, especialmente no caso de novos nomes que pretendem ingressar na política. “Meu pai foi candidato a deputado federal em 2022, teve 56 mil votos. Agora, com a federação, fica mais difícil”, comentou, observando que o formato tende a favorecer a reeleição de parlamentares já em exercício, dificultando a renovação.
Marcelinho ainda defendeu a criação de alternativas que incentivem a participação de novas lideranças. “Espero que possa ser encontrado um caminho que facilite a entrada de gente nova na política”, concluiu.