
Guilherme Boulos é anunciado como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta segunda-feira (20) que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) será o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, cargo responsável por coordenar a relação do governo com os movimentos sociais.
Lula fez o anúncio em suas redes sociais, destacando a substituição de Márcio Macêdo (PT-SE), que estava à frente da pasta desde janeiro de 2023:
“Convidei o deputado Guilherme Boulos para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o companheiro Márcio Macedo na função, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da participação social em nosso governo. A nomeação de Boulos sai amanhã no Diário Oficial.”
Ministro e deputado conhecido por sua atuação no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Boulos poderá deixar o cargo até março de 2026 caso decida disputar a eleição. A Secretaria-Geral é uma das cinco pastas localizadas no Planalto, garantindo acesso direto ao presidente.