Clima
Min 25ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
quinta-feira, 04 de Dezembro, 2025
Redação 11 de Junho, 2025
Icone - Autor

Haddad e deputados bolsonaristas discutem em audiência sobre contas públicas

Política
Icone - Autor
Redação 11 de Junho, 2025

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, protagonizou um embate com deputados bolsonaristas durante audiência nesta terça-feira (11), na Câmara dos Deputados. A reunião conjunta das Comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle foi marcada por ataques e interrupções, com direito a ofensas e acusações entre o ministro e parlamentares.

Durante sua fala, Haddad foi criticado pelos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carlos Jordy (PL-RJ), que acusaram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de promover uma “gastança” e elevar impostos, mesmo com sucessivos déficits nas contas públicas.

Ao responder, o ministro se irritou com a ausência dos parlamentares no momento da réplica e acusou os deputados de agirem com “molecagem”. “Agora aparecem dois deputados, fazem as perguntas e correm do debate. Nikolas sumiu, [perguntou] só para aparecer. Pessoas falaram, agora tenha maturidade. E corre daqui, não quer ouvir explicação, quer ficar com o argumento dele. Não quer dar chance de o diálogo fazer ele mudar de ideia”, afirmou Haddad.

Minutos depois, o deputado Carlos Jordy retornou ao plenário e rebateu o ministro. “Eu estava em outra comissão. O ministro nos chamou de moleque. Moleque é você, ministro, por ter aceitado um cargo dessa magnitude e só ter feito dois meses de [faculdade] economia. Moleque é você por ter feito que o nosso país ter o maior déficit da historia. Governo Lula é pior do que uma pandemia”, disse o deputado.

O deputado Rogério Correia (PT-MG), presidente da Comissão de Finanças e Tributação, chegou a pedir ordem no plenário algumas vezes. Sem acordo e com o acirramento das acusações, optou por encerrar a sessão sem que todos os oradores pudessem falar.