Clima
Min 24ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 13 de Dezembro, 2024
Redação 26 de Novembro, 2024
Icone - Autor

Jerônimo reconhece força do Avante e cogita partido na chapa de 2026

Política
Icone - Autor
Redação 26 de Novembro, 2024

Governador destacou ainda que o partido demonstrou interesse em contribuir mais com o governo, pleiteando novos cargos na reforma administrativa

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta segunda-feira (25) que o Avante tem legitimidade para pleitear um lugar na chapa majoritária de 2026. Segundo ele, o partido, liderado na Bahia pelo ex-deputado Ronaldo Carletto, também busca ampliar sua participação na gestão estadual por meio da reforma administrativa. As declarações foram feitas ao Política Livre durante um encontro do Avante com prefeitos eleitos e reeleitos em Salvador.

“É justo que pleiteie. O Avante tem tamanho para reivindicar espaço na chapa em 2026. Chegou a 60 prefeitos e 500 vereadores, arredondando os números. Isso é uma força. Vai ter dois deputados federais e quatro estaduais. Então é justa a reivindicação. No momento certo, vamos dialogar sobre isso”, afirmou Jerônimo.

O governador destacou ainda que o partido demonstrou interesse em contribuir mais com o governo, pleiteando novos cargos na reforma administrativa. Atualmente, o Avante comanda a Secretaria de Agricultura (Seagri), liderada pelo ex-deputado Tum. Jerônimo disse que está analisando o pedido e garantiu que, até o início de 2024, as mudanças serão definidas.

O evento contou com a participação do senador Jaques Wagner (PT), do vice-governador Geraldo Júnior e dos deputados federais Pastor Isidório (Avante) Neto Carletto, que já pediu a desfiliação do PP ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ingressar na legenda comandada pelo tio.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Patrick Lopes, que é do Avante, Niltinho (PP), Felipe Duarte (PP), Soane Galvão (PSB) e Vitor Azevedo (PL), todos convidados por Ronaldo Carletto para se filiar ao partido. Entre eles, Felipe confirmou que vai deixar o PP.