Portaria da ‘aprovação em massa’ é vergonhosa e deveria ser revogada, diz ACM Neto
Para Neto, ao Se Ligue Bahia, a aprovação automática dos estudantes pode resultar em um aumento, ainda maior, na diferença entre a qualidade dos ensinos público e particular
O secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, voltou a falar nesta segunda-feira (26) sobre o tema da aprovação em massa de alunos da rede pública estadual. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem defendido a ação.
Ao Se Ligue Bahia, Neto defendeu que a portaria deve ser revogada. “Não tenho dúvida. É uma vergonha para o nosso estado”, enfatizou, e disse que ação pode resultar em uma diferença, ainda maior, entre a qualidade dos ensinos público e particular.
“A aprovação em massa, como defendeu o governador, só aumenta ainda mais essa diferença. Só torna esse fosso ainda maior”, declarou. Em sua visão, o gestor do estado tenta melhorar os dados da Educação da Bahia no ranking nacional.
“Precisamos investir nos professores, valorizar a Educação pública. Melhorar a qualidade das nossas escolas e tirar a Bahia de um dos últimos lugares do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)]”.
O ex-prefeito de Salvador seguiu. “A verdade, e a gente não pode deixar de dizer isso, é que o governador quando defende a aprovação em massa, não está preocupado com os alunos ou com suas famílias. Ele está preocupado em apresentar, de maneira artificial, um avanço no Ideb”, pontuou Neto.
Durante sua fala, ACM Neto disse ter recebido depoimentos surpresos com as falas de Jerônimo Rodrigues. “Confesso que ouvi manifestações de pessoas de fora da Bahia dizendo que não acreditavam que nós pudéssemos ter um governador tão descomprometido com a educação. Que virasse as costas para os professores, sendo professor”, disse.