Clima
Min 25ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
quinta-feira, 04 de Dezembro, 2025
Redação 24 de Novembro, 2025
Icone - Autor

Líder do PT reage após rompimento com Motta: “Política não se faz como clube de amigos”

Política
Icone - Autor
Redação 24 de Novembro, 2025

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), comentou nesta segunda-feira (24), o anúncio feito pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre o rompimento político com o parlamentar.  Em declaração publicada nas redes sociais, Farias  acusou Motta de agir com “conduta imatura” e de conduzir a Casa “na surdina”.

Em nota, Lindbergh afirmou ainda que o comportamento do presidente da Câmara criou um cenário de “crise de confiança”. Segundo ele, as decisões de Motta, como a derrubada do IOF, a PEC da Blindagem e a escolha do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) para relatar o projeto Antifacção, foram tomadas sem diálogo e de forma errática.

“Considero imatura a posição do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Política não se faz como clube de amigos. Minhas posições políticas são transparentes e previsíveis. Sempre atuei de forma clara e com posições coerentes, nunca na surdina e erraticamente, como agiu o presidente da Câmara”, disse o líder do PT.

Lindbergh ainda responsabilizou Motta pelo desgaste entre a Câmara e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Se há uma crise de confiança na relação entre o governo e o presidente da Câmara, isso tem mais a ver com as escolhas que o próprio Hugo Motta tem feito. Ele que assuma as responsabilidades por suas ações e não venha debitar isso na minha atuação como líder da Bancada do PT”, completou.

Também nesta segunda, Hugo Motta comunicou publicamente, que rompeu com o líder do PT. “Não tenho mais interesse em ter nenhum tipo de relação com o deputado Lindbergh Farias”, disse à Folha de São Paulo. Segundo aliados de Motta, a interlocução entre os dois será limitada, daqui para frente, a temas estritamente institucionais.