Líderes do governo e oposição travam embate sobre votação de projeto na Câmara de Salvador
Um embate entre os líderes do governo e da oposição, vereadores Kiki Bispo (União Brasil) e Aladilce Souza (PCdoB), marcou a sessão desta quarta-feira (1º). A discussão surgiu após Aladilce solicitar a abertura de debate sobre o pedido de empréstimo da Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal para aquisição de uma nova frota destinada ao transporte público complementar (PLE 425/2025).
Kiki Bispo afirmou que havia um acordo para antecipar a votação do projeto e criticou a oposição. “Tivemos ontem uma reunião com seis comissões em conjunto, com o coro máximo dos vereadores, e lá ficou acordado que não teríamos discussão. Se daqui por diante houver algum retrocesso, a responsabilidade é vossa excelência.”, disse o vereador.
De acordo o líder do governo, foi realizado uma reunião com o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Pablo Souza, para acolher as emendas apresentadas ao projeto. “Eu quero aqui fazer um apelo. Estamos aqui em sede de acordo para votar. Isso não impede que vossas excelências possam emitir a opinião de vocês. Mas possamos aqui antecipar a pauta e votarmos no projeto. Esse é o meu apelo à lider da oposição nessa Casa”, disse Bispo.
Aladilce rebateu e ressaltou que o direito à discussão é fundamental. “A prática que temos aqui é que, quando vota, todo mundo vai embora. Eu pedi vistas ontem e me comprometi em devolver hoje para votação. Não houve compromisso de não discutir. Se não conseguimos aprovar nenhuma emenda, pelo menos precisamos deixar clara a nossa opinião no plenário”, ressaltou a líder da oposição.
O projeto de lei em questão prevê a liberação de recursos para a compra de ônibus que vão atender ao transporte complementar, incluindo o socorro ao Sistema de Transporte Escolar e Comunitário (STEC).