Lula anuncia Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado após saída de Jaques Wagner
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado Federal. A parlamentar substitui o senador Jaques Wagner (PT-BA), que deixou o cargo na quarta-feira (24).
O anúncio foi feito por Lula nas redes sociais. Segundo o presidente, Teresa Leitão ficará responsável pela articulação política do governo no Senado e pela condução de projetos considerados prioritários pelo Palácio do Planalto.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, escreveu o presidente.
A mudança ocorre um dia após Jaques Wagner anunciar sua saída da liderança do governo. O senador baiano deixou a função dias depois de ter sido incluído entre os alvos da nona fase da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.
Até o momento, Wagner não comentou publicamente se a investigação teve relação direta com sua decisão de deixar o cargo.
Teresa Leitão está em seu primeiro mandato no Senado Federal. Antes de assumir a vaga, a parlamentar construiu sua trajetória política em Pernambuco, onde exerceu mandatos como deputada estadual e se consolidou como uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores no estado.