Clima
Min 20ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
domingo, 24 de Agosto, 2025
Redação 20 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Lula busca aumentar popularidade com lançamento do programa Gás para Todos

Política
Icone - Autor
Redação 20 de Agosto, 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu ministros nesta quarta-feira (20), no Palácio da Alvorada, para avançar nos detalhes finais do programa Gás para Todos, que pretende ampliar a distribuição de gás de cozinha a famílias de baixa renda.

A expectativa do governo é lançar o programa em setembro, após o adiamento do anúncio previsto para o início de agosto. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), a medida deve ser oficializada nas próximas semanas.

O encontro contou com a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Sidônio Palmeira (Secom), além dos presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante, do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da Petrobras, Magda Chambriard.

De acordo com o governo, o Gás para Todos será uma ampliação do atual Auxílio Gás e deve atender cerca de 17 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único. 

O benefício garantirá a retirada gratuita de um botijão de gás por família, sem possibilidade de uso do valor em outros gastos. As revendedoras receberão do governo um valor de referência regionalizado.

Auxiliares do Planalto enxergam o programa como uma das principais apostas de Lula para fortalecer a popularidade do governo. Nesta mesma quarta-feira, a pesquisa Quaest/Genial apontou uma queda na desaprovação de Lula, chegando a 51%, enquanto a aprovação subiu três pontos e atingiu 46%.