Lula cobra ministros por melhor comunicação: “Dá a impressão que vocês não são governo”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os ministros do seu governo durante reunião ministerial realizada nesta quarta-feira (17), em Brasília. Diante de todo o primeiro escalão, o presidente cobrou mudanças na forma como as pastas se comunicam e reclamou da falta de unidade no discurso do governo.
Ao comentar falas recorrentes de auxiliares, Lula afirmou que há declarações que passam a impressão de distanciamento entre os ministros e o próprio governo.
“Às vezes, eu fico pensando quando vocês falam: ”Porque no governo do presidente Lula’. Dá a impressão que vocês não são governo. Ou seja, vocês estão comigo esse tempo todo, então o governo não é do presidente Lula, o governo é nosso”, disse.
O presidente também chamou atenção para a necessidade de melhorar a comunicação com a população e criticou mensagens que, segundo ele, não chegam de forma clara ao público.
“É importante que a gente, na hora da comunicação, não faça comunicação para a gente mesmo. Não é para você que está fazendo, você está fazendo para alguém, e é preciso saber se esse alguém está entendendo o que você está falando”, destacou.
Lula avaliou que o terceiro ano de mandato termina em uma “situação amplamente favorável”. “, embora isso não apareça com a força que deveria aparecer nas pesquisas de opinião pública. Não aparece, porque existe uma polarização política no país”, disse.
A reunião foi convocada para fazer um balanço das principais ações do governo federal, incluindo medidas de impacto social, como a sanção da isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. Lula também tratou das mudanças previstas na Esplanada dos Ministérios com a saída de integrantes do governo que devem disputar as eleições no próximo ano.