Lula critica Donald Trump e afirma que o mundo “está cheio de nego maluco”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (26) declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possibilidade de assumir o controle de outros países e defendeu que o Brasil precisa fortalecer sua capacidade de defesa diante do atual cenário internacional.
A declaração de Lula ocorreu durante evento em Santa Catarina. “Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Está cheio de nego maluco no mundo. Agora mesmo, o presidente americano, ele quer tomar a Groelândia, o Canadá, que vai virar estadunidense. Vai tomar o Canal do Panamá, sabe, onde que nós estamos?”, questionou Lula.
O presidente brasileiro também destacou a importância da defesa da soberania nacional e disse ser contra qualquer tipo de interferência estrangeira nos assuntos internos do Brasil. “Estamos vendo o mundo vivendo a maior concentração de conflitos da história depois da Segunda Guerra, e temos que lembrar que ninguém respeita quem não se respeita”, disse.
As declarações sobre a interferência em outros países fazem referência a declarações de Donald Trump no início de 2025, quando o presidente afirmou que não descartava recorrer ao uso da força para assumir o controle da Groenlândia e do Canal do Panamá.