
Lula critica ministros por demora na regulamentação de leis e cobra agilidade a Rui Costa
Declaração foi feita em público nesta quarta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma cobrança pública a integrantes de seu governo pela demora na regulamentação de duas leis já sancionadas, mas que ainda não estão em vigor. A declaração foi feita nesta quarta-feira (13), durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, no Palácio do Planalto.
Lula direcionou as críticas aos ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Rui Costa (Casa Civil), à ex-ministra das Mulheres Cida Gonçalves e ao secretário-geral da Presidência, Márcio Macedo. O petista disse ter acreditado que as leis já estivessem valendo.
Segundo Lula, a lei da economia solidária, aprovada em dezembro, foi sancionada com direito a cerimônia e fotos, mas segue sem regulamentação. “Achei que estava resolvido. Hoje fiquei sabendo, porque Marinho me disse, que ainda estão regulamentando. Foi mais fácil aprovar a lei do que regulamentar. Só depende de nós”, afirmou.
O presidente sugeriu que divergências internas estariam atrasando o processo. Ele citou a secretária Miriam Belchior e Rui Costa, cobrando respostas ao retornar de viagem a Pernambuco.
Lula também criticou a demora para regulamentar a lei da igualdade salarial, sancionada em julho. Ele reclamou do prazo de até 360 dias previsto para que a medida passe a valer. “Meu Deus do céu, não é possível!”, declarou.