
Lula é denunciado ao MPF por comentários considerados racistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de uma representação encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) pelo vereador curitibano Guilherme Kilter (Novo). Segundo o site Metrópoles, o parlamentar pede que o órgão analise falas do presidente consideradas ofensivas à população negra.
Entre os exemplos citados no documento estão a frase dirigida a uma jovem negra, em que Lula disse que “afrodescendente gosta de um batuque de tambor”, e a declaração em que afirmou ter “profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no Brasil”. O vereador também menciona um comentário sobre uma propaganda internacional em que o petista teria associado a imagem de “um cara sem dente e ainda negro”.
A notícia chega em meio a outra decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao pagamento de R$ 1 milhão por danos morais coletivos. O valor foi fixado após declarações racistas feitas em 2021, durante o seu mandato.