
Rui Costa é acusado de vazar conversa confidencial entre Janja e Xi Jinping durante viagem à China

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, está sendo acusado de vazar informações confidenciais do governo, após detalhes de uma conversa entre a primeira-dama Janja da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, virem à tona na mídia. A informação, divulgada pela colunista Mônica Bergamo, revelou que Janja teria tocado no tema do TikTok durante a reunião, o que causou desconforto entre os presentes, especialmente na primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, já que o assunto não estava previsto na pauta oficial.
Fontes do governo indicam que o episódio gerou uma série de tensões internas, especialmente entre Rui Costa e outros membros da comitiva presidencial. Rumores sugerem que o ministro e Janja da Silva já teriam se desentendido anteriormente, especialmente em relação ao controle de gastos do gabinete da primeira-dama.
Em resposta ao episódio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou incômodo com a repercussão do vazamento, questionando como a informação chegou à imprensa.
“A primeira coisa que eu acho estranho é como é que essa pergunta chegou à imprensa. Porque estavam só meus ministros lá, o Alcolumbre e o Elmar”, disse Lula, em referência ao jantar com o líder chinês.