O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou o Congresso Nacional durante a inauguração da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), nesta segunda-feira (15), ao afirmar que os principais projetos de seu governo foram votados e aprovados com o apoio do Legislativo, apesar das tensões entre os Poderes.
Em discurso, o presidente destacou que o processo eleitoral é marcado por disputas, mas que, após o pleito, é necessário governar em busca de consensos.
“A arte de governar é a arte de disputar uma eleição. Terminou a eleição, nós vamos tratar de fazer com que as coisas deem certo nesse país”, disse.
Lula também agradeceu ao Senado e à Câmara pelas aprovações ao longo de seu mandato, ressaltando avanços na área econômica. Segundo ele, projetos não aprovados ocorreram por falta de convencimento do governo ou por divergências ideológicas.
“O Congresso foi muito correto quando o assunto foi o desenvolvimento econômico e o benefício do povo brasileiro”, afirmou Lula.
O presidente citou como exemplos positivos a reforma tributária e mudanças no Imposto de Renda, classificando a atuação do Congresso como “muito correta” no que diz respeito aos interesses do país.