Clima
Min 23ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
domingo, 14 de Dezembro, 2025
Redação 12 de Dezembro, 2025
Icone - Autor

“Vitória do Brasil e do presidente Lula”, diz Gleisi após EUA retirar sanções de Moraes e a esposa

Política
Icone - Autor
Redação 12 de Dezembro, 2025

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou nesta sexta-feira (12), que a decisão do governo dos Estados Unidos de retirar o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci, da lista de sancionados na Lei Magnitsky, representa “uma vitória” da atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em publicação nas redes sociais, Gleisi afirmou que a reversão das sanções ocorreu após diálogos conduzidos por Lula com o presidente americano Donald Trump. “A retirada das sanções dos EUA contra o ministro Alexandre de Moraes é uma grande vitória do Brasil e do presidente Lula. Foi Lula quem colocou esta revogação na mesa de Donald Trump, num diálogo altivo e soberano”, disse a ministra. 

A ministra também classificou a decisão como uma derrota para aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “É uma grande derrota da família de Jair Bolsonaro, traidores que conspiraram contra o Brasil e contra a Justiça”, completou a ministra. A inclusão de Moraes na Lei Magnitsky impedia sua entrada nos Estados Unidos, bloqueava eventuais bens em solo americano e restringia qualquer relação contratual com cidadãos ou empresas sediadas no país.