Clima
Min 21ºc - Max 27ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 16 de Julho, 2025
Redação 17 de Setembro, 2024
Icone - Autor

Com participação do NEOJIBA, engenheira americana se torna primeira pessoa a tocar violino no espaço

Bahia
Icone - Autor
Redação 17 de Setembro, 2024

Sarah Gillis faz história como a primeira violinista a tocar no espaço durante a missão Polaris Dawn

A engenheira aeroespacial da SpaceX, Sarah Gillis, fez história ao se tornar a primeira pessoa a tocar violino no espaço na última sexta-feira, 13. A apresentação ocorreu durante a missão Polaris Dawn a bordo da espaçonave Crew Dragon, lançada em 10 de setembro.

Gillis, de 30 anos, interpretou ‘Rey’s Theme’, de John Williams, da trilha sonora de ‘Star Wars: O Despertar da Força’. A performance foi parte de uma campanha para arrecadar fundos para o St. Jude Children’s Research Hospital e o El Sistema, hospitais infantis especializados em câncer.

A missão Polaris Dawn, liderada pela SpaceX de Elon Musk, foi uma expedição histórica por não contar com um astronauta profissional na tripulação. Sarah Gillis foi acompanhada por Anna Menon e Scott Poteet, ex-integrante da Força Aérea Americana.

Além do NEOJIBA, que representou o Brasil, participaram do projeto músicos do Boston String Academy (EUA), Crianças do El Sistema (Venezuela), Dream Orchestra (Suécia), Brass for Africa (Uganda) e BLUME (Haiti).

Em uma publicação nas redes sociais, o NEOJIBA celebrou a participação na missão: “Participamos de um momento histórico! Nesta sexta (13), a violinista, engenheira e astronauta Sarah Gillis, que fez parte da missão Polaris Dawn, tornou-se a primeira pessoa a tocar violino no espaço. Ela foi acompanhada, aqui da Terra, por integrantes de programas inspirados no El Sistema de seis países. O NEOJIBA representou o Brasil nessa aventura musical espacial!”

Sarah Gillis, nascida em Palo Alto, Califórnia, começou a tocar violino ainda jovem, influenciada por sua mãe. Durante o ensino médio, conheceu o ex-astronauta da NASA Joe Tanner, que a inspirou a seguir a carreira aeroespacial. Gillis destacou a importância da sua performance: “Enquanto viajamos ao redor do nosso belo planeta Terra nesta missão de cinco dias, queremos compartilhar este momento musical especial com vocês. Reunindo talentos globais, essa performance simboliza união e esperança, destacando a resiliência e o potencial das crianças em todo o mundo.”