Clima
Min 25ºc - Max 34ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 22 de Janeiro, 2025
Redação 21 de Fevereiro, 2024
Icone - Autor

Dois deputados baianos assinam pedidos de impeachment de Lula após declarações sobre Israel

Bahia
Icone - Autor
Redação 21 de Fevereiro, 2024

Pedido tem 122 assinaturas, mas não deve seguir em frente

Apenas dois dos 39 parlamentares baianos no Congresso Nacional assinaram o pedido de impeachment do presidente Lula, por conta da sua fala comparando a ação de Israel na Faixa de Gaza com o holocausto nazista. Capitão Alden e Roberta Roma, ambos bolsonaristas e membros do PL, aderiram ao movimento iniciado por Carla Zambelli (PL-SP).

Outros deputados alinhados a Bolsonaro não seguiram a mesma orientação. Jonga Barcelar (PL) e Alex Santana (Republicanos) não estão nas 122 assinaturas pelo pedido. Eles não são destinatários dos chamados votos de extrema-direita, como Alden e Roma, o que pode explicar a decisão.

Para a decisão, Zambelli alega que a fala de Lula se enquadraria em “crime de responsabilidade contra a existência política da União por cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”. Apesar da mobilização e do mal-estar criado pelas declarações de Lula até mesmo entre aliados leais como o senador Jaques Wagner (PT), as chances de emplacar o impeachment na Câmara são nulas no panorama atual.