Dois deputados baianos assinam pedidos de impeachment de Lula após declarações sobre Israel
Pedido tem 122 assinaturas, mas não deve seguir em frente
Apenas dois dos 39 parlamentares baianos no Congresso Nacional assinaram o pedido de impeachment do presidente Lula, por conta da sua fala comparando a ação de Israel na Faixa de Gaza com o holocausto nazista. Capitão Alden e Roberta Roma, ambos bolsonaristas e membros do PL, aderiram ao movimento iniciado por Carla Zambelli (PL-SP).
Outros deputados alinhados a Bolsonaro não seguiram a mesma orientação. Jonga Barcelar (PL) e Alex Santana (Republicanos) não estão nas 122 assinaturas pelo pedido. Eles não são destinatários dos chamados votos de extrema-direita, como Alden e Roma, o que pode explicar a decisão.
Para a decisão, Zambelli alega que a fala de Lula se enquadraria em “crime de responsabilidade contra a existência política da União por cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”. Apesar da mobilização e do mal-estar criado pelas declarações de Lula até mesmo entre aliados leais como o senador Jaques Wagner (PT), as chances de emplacar o impeachment na Câmara são nulas no panorama atual.