Clima
Min 22ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
sábado, 27 de Junho, 2026
Redação 27 de Agosto, 2024
Icone - Autor

Abel Ferreira é criticado por apresentadoras após postura machista

Brasil
Icone - Autor
Redação 27 de Agosto, 2024

Técnico do Palmeiras ofendeu uma jornalista mulher durante coletiva de imprensa no último domingo (25)

Depois de dar uma reposta misógina a uma jornalista durante a coletiva de imprensa do último domingo (25), Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, vem sendo criticado, especialmente por mulheres.

Durante a entrevista após o 5×0 contra o Cuiabá, a repórter Alinne Fanelli, da BandNews FM, fez uma pergunta sobre um jogador lesionado e Abel respondeu de forma preconceituosa que ‘só devia satisfações a três mulheres: à mãe, à mulher e à Leila [Pereira], presidente do Palmeiras’.

Na manhã de segunda-feira (26), Ana Maria Braga comentou o episódio ao lado de Felipe Andreoli no programa Mais Você, e criticou a postura do técnico.

“Muitas coisas aí nesse comportamento viu, Abel. (…) Se você é técnico de uma das melhores agremiações do Brasil, o senhor tem, sim, obrigação de dar satisfação para quem quer que seja que lhe pergunte como vai o time. Não fez pergunta pessoal, da sua vida, da família, nada seu. Estava perguntando da sua função. (…) A sua função também é informar a gente, que é torcedor, que gosta de torcer pelo Palmeiras. Mesmo que não seja. Se você fizesse isso com uma pergunta de um homem, a gente ia dizer que o senhor é mal-educado, agora, o senhor disse isso para uma mulher”, afirmou Ana Maria.

Ana Maria, que também é torcedora Alviverde, relembrou que a presidente do Palmeiras promoveu uma coletiva somente com jornalistas mulheres, no Dia Internacional das Mulheres. Diante de reclamações dos jornalistas homens, Leila Pereira respondeu que isso servia para eles entenderem o quanto a mulher é discriminada no dia a dia.

“O melhor é ninguém ir à coletiva, né, já que ele não quer responder. Não se faz isso! É misoginia mesmo. A mim, que sou mulher, me parece que é um desrespeito a nós todas as mulheres. Eu fico com medo de te encontrar em algum lugar e te perguntar alguma coisa do meu time. Qualquer pessoa fica. Sei lá qual a resposta que ele vai me dar”, disparou Ana Maria.

Andreoli contou que Abel teria ligado para a jornalista para pedir desculpas, mas acrescentou que o técnico deveria se desculpar publicamente sobre o ocorrido.

Veja:

Comunicado de Abel Ferreira

O técnico Abel Ferreira chegou a se pronunciar, admitindo ter sido “infeliz” na resposta e afirmou ter procurado a repórter que lhe questionou para se retratar.

Entretando, ainda durante o Mais Você, Andreoli comentou sobre o posicionamento do técnico palmeirense. “Outra coisa que ele falou que não cola, Ana, é que quando ele está em uma entrevista coletiva, ele não vê bem quem está perguntando”, comentou Andreoli. “Ah, mas ela falou o nome dela. Ela falou: ‘Eu sou fulana de tal, de tal lugar’. E tem voz de mulher, né, Seu Abel. Como é que faz? Muito feio”, disparou Ana Maria. “Você não começa respondendo a uma pergunta de um homem falando que só deve satisfação a três mulheres, né? Ficou claro que foi por causa de uma pergunta de uma mulher”, reforçou Felipe.

Ao final do desabafo, a apresentadora convidou Abel Ferreira para tomar café da manhã com ela no programa para explicar o ocorrido e contou que fica na expectativa de que a presidente do clube, Leila Pereira, se manifeste sobre a situação.

Patricia Poeta também se pronunciou

Durante o programa Encontro, na Rede Globo, a apresentadora Patrícia Poeta também comentou sobre a fala de Abel:

“Mais do que a goleada, o que repercutiu, não posso deixar de abrir um parênteses aqui e falar de algo fora de campo, [foi] a reação do Abel, do técnico, quando foi perguntado por uma colega sobre o estado de saúde do Mayke, no pós-jogo. Ele respondeu, com uma fala completamente infeliz, machista”, começou a apresentadora do Encontro.

Após a exibição a cena e continuou comentando:

“Para você ver que é tão entranhado o machismo, que ele nem se tocou! Ele só foi reagir depois que foi extremamente criticado”, pontuou Patrícia.

Adriana Araújo se posicionou no Jornal da Band

Na noite de segunda-feira (26), a âncora Adriana Araújo também se manifestou e criticou o técnico do Palmeiras, pela resposta machista dada a repórter Aline Fanelli:

“Essas palavras não ofendem só Aline, mas a mim, sua mãe, sua mulher, suas filhas. Todas as mulheres nas arquibancadas ou em casa, torcendo pelo Palmeiras”, disse a apresentadora do “Jornal da Band”, ao vivo.

A jornalista ainda pediu uma retratação pública do técnico:

“O telefonema, às escondidas, com assessor em cima, pressionando e temendo o escândalo, não vale como retratação. Digno é fazer isso em frente às câmeras, como fez, quando agrediu a Aline. Do contrário, é só sinal de covardia”, pontuou Adriana.

Veja: