Enem 2025 é reaplicado nesta terça e quarta para candidatos afetados por problemas logísticos ou de saúde
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será reaplicado nesta terça-feira (16) e na quarta-feira (17) para participantes que enfrentaram problemas logísticos no dia da prova ou que estavam doentes com alguma das doenças infectocontagiosas previstas no edital. As provas regulares do exame ocorreram nos dias 9 e 13 de novembro.
A reaplicação também contempla candidatos que fizeram a prova em caráter excepcional nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Nessas localidades, a aplicação regular foi adiada e realizada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os pedidos de reaplicação passaram por análise individual.
A nova aplicação segue o mesmo formato da prova regular. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília, com início das provas às 13h30. No primeiro dia, os participantes responderão às questões de linguagens, redação e ciências humanas, com término previsto para as 19h, podendo se estender por mais uma hora para candidatos que tiveram tempo adicional autorizado.
No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática, com encerramento às 18h30. Conforme as regras do exame, o participante só poderá refazer a prova correspondente ao dia em que não conseguiu realizar o Enem na data original.
De acordo com o edital, têm direito à reaplicação candidatos afetados por falhas logísticas, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas, como covid-19, tuberculose, sarampo, rubéola e influenza, entre outras listadas no documento oficial. Também podem refazer o exame os moradores do município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, impactados por um tornado ocorrido em 7 de novembro de 2025.