Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
A montagem da árvore de Natal no Largo São Sebastião, na cidade Manaus (AM), terminou em tragédia neste domingo (23). Um guindaste tombou durante a operação e matou um trabalhador identificado como Antônio Paulo Rodrigues de Souza, de 40 anos, conhecido como Antônio Suricate. Outro operário, Henes Libório Ramos, de 47 anos, ficou ferido e segue hospitalizado, com estado de saúde estável.
O equipamento era operado por Antônio Benjamin, contratado para apenas uma diária pela empresa responsável pelo serviço. Ele estava afastado pelo INSS e recebia auxílio-doença. No momento do acidente, trabalhava fantasiado de Papai Noel e sem equipamentos de proteção individual. Após o tombamento, Benjamin foi preso em flagrante.
Imagens registradas por testemunhas mostram o momento em que o guindaste perde estabilidade e a estrutura metálica da árvore cai, enquanto um dos trabalhadores estava suspenso na lança do equipamento.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Samu foram acionadas e prestaram socorro imediato aos funcionários. Antônio Suricate não resistiu aos ferimentos e morreu logo após chegar ao hospital. O outro operário permanece internado sob acompanhamento médico.
O governador Wilson Lima lamentou o acidente e determinou que todas as circunstâncias sejam apuradas com rigor. “Minha solidariedade e minhas orações estão com as famílias das vítimas. Nosso compromisso é garantir segurança, respeito e cuidado com cada trabalhador e com a população. Seguimos trabalhando para que, após este momento tão difícil, o Largo volte a receber o espírito de união e esperança do nosso Natal”, escreveu.