Animais silvestres são resgatados de cativeiro ilegal em Salvador
Responsáveis foram multados em R$ 100 mil
Uma operação conjunta realizada na tarde desta quinta-feira (10) pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal de Salvador e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) resultou no resgate de diversos animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro no bairro de Pernambués, em Salvador.
Entre os animais encontrados estavam três papagaios-verdadeiros, duas aratingas-de-testa-azul e dezenas de passeriformes silvestres. De acordo com as autoridades, os animais estavam em condições inadequadas, sem a documentação exigida, e alguns pertencem a espécies ameaçadas de extinção.
A ação foi deflagrada após denúncias sobre a existência de um criadouro clandestino de aves no local. Os responsáveis foram autuados e receberam multa de R$ 100 mil, além de responderem criminalmente por infrações à Lei de Crimes Ambientais.
As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, onde receberão tratamento adequado antes de serem reintroduzidas na natureza.
A população pode colaborar com o combate aos crimes ambientais por meio de denúncias anônimas pela Linha Verde do IBAMA: 0800 61 8080.