Escola Maria Felipe, primeira escola afro-brasileira do país, encerra atividades em Salvador
A Escola Maria Felipe, reconhecida como a primeira escola afro-brasileira do país, anunciou nesta quarta-feira (7), o encerramento das atividades enquanto instituição privada em Salvador. Localizada no bairro do Garcia, a unidade atendia estudantes da educação infantil ao ensino fundamental.
O comunicado foi divulgado nas redes sociais e informa que a decisão foi tomada após anos de tentativas de garantir a sustentabilidade financeira do projeto. Idealizada pela professora e escritora Bárbara Carine, a escola funcionou por nove anos na cidade, sendo sete deles como anos letivos regulares.
“Após o investimento de mais de um milhão de reais de recursos pessoais (na sede em Salvador) e muito investimento emocional e por vezes de saúde também, elas [Bárbara Carine e a sócia Maju Passos] decidiram encerrar a operação e seguir apenas com a unidade do Rio de Janeiro, que está caminhando para a autossuficiência, tendo quadruplicado o seu número de matrículas em 1 ano”, diz a nota.
As gestoras destacam a forte ligação com Salvador e com a Bahia e afirmam que a decisão foi difícil, mas necessária, e não descartam a possibilidade de retomar o projeto na cidade em outra conjuntura.
“Queremos agradecer a todas as pessoas que contribuíram com a construção desse projeto que transforma tantas vidas na nossa cidade de Salvador. Agradecemos às nossas crianças (razão do nosso existir), agradecemos às/aos profissionais de educação que atuaram todos esses anos nesse sonho, agradecemos às famílias que confiaram a sua maior preciosidade em nossas mãos”, diz o comunicado.
Nas redes sociais, seguidores lamentaram o encerramento das atividades da escola. “Que tristeza! Sempre será minha referência de currículo! Sucesso na unidade RJ e que venham outras”, disse uma seguidora. “Quando minha pequena nasceu, já tava sonhando em colocar aí”, escreveu um seguidor.