
Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é fechada após vistorias do Iphan em Salvador

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, um dos templos religiosos mais importantes de Salvador, foi interditada após vistorias realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A decisão foi comunicada pela paróquia na quarta-feira (12), através das redes sociais.
O fechamento ocorreu após inspeções preventivas motivadas pelo recente desabamento parcial do teto da Igreja de São Francisco, ocorrido no último dia 5 de fevereiro, no Pelourinho, em Salvador, que resultou na morte de uma turista e deixou cinco feridos. De acordo com a paróquia, a principal preocupação do Iphan é o estado precário do teto da igreja, que foi concluída em 1743 e tombada como patrimônio histórico em 1938.
A Igreja é famosa por abrigar a imagem do Bom Jesus dos Navegantes e a embarcação Galeota Gratidão do Povo, utilizadas na tradicional procissão marítima realizada no dia 1º de janeiro. Durante o período de interdição, as celebrações religiosas e atividades da paróquia serão realizadas no Salão Hugo Rossini.