Prefeitura contrata empresas que serão responsáveis por novas unidades de CRAS e CREAS em Salvador
Serviços das empresas serão divididos em dois lotes
A prefeitura de Salvador oficializou a contratação das empresas que serão responsáveis pela construção de unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Salvador.
O documento de anúncio detalha que os serviços das empresas serão divididos em dois lotes:
-LOTE 1: Construção do CRAS em Narandiba e Construção do CREAS em São Marcos e
-LOTE 2: Construção dos CRAS em Brotas, Paripe e Parque São Cristovão.
As instituições que realizarão as obras foram: Comtech Engenharia, que colocará as obras do Lote 1 em prática, com um orçamento de R$ 6,9 milhões; e para o Lote 2, a responsável será a Construtora JF Prado, que terá um recurso de R$ 9,5 milhões.
Ao todo, as empresas terão oito meses para finalizar os serviços, segundo indicou registro sobre o edital, que o Se Ligue Bahia obteve acesso.
CRAS
A unidade pública atende famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras. Cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio. Os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura de Salvador e do governo do Estado.
CREAS
Os espaços funcionam como núcleos estruturantes de um conjunto de ações sociais especializadas voltadas ao atendimento do cidadão ou família em situação de violação de direitos.
O público-alvo destes centros são crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, mulheres em situação de violência, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, entre outros. Um dos serviços mais importantes prestados através dos CREAS é o combate ao abuso e à exploração sexual e outras formas de violência contra crianças e adolescentes.