Disputa entre Vitória e Grêmio por Lucas Esteves gera impasse e pode parar na Justiça
A negociação entre Vitória e Grêmio envolvendo o lateral-esquerdo Lucas Esteves tomou um rumo com reviravoltas e pode acabar em uma disputa jurídica. O Grêmio efetuou o pagamento de quase R$ 6 milhões pela transferência do jogador, mas o Vitória devolveu a quantia, alegando que ainda detém o direito de renovar o contrato do atleta por um valor reduzido, conforme cláusula contratual.
A decisão da diretoria do Leão gerou indignação no Grêmio e no empresário de Esteves. Segundo uma das partes envolvidas, o Vitória não apenas estipulou a multa rescisória, mas também indicou a conta para o depósito. No entanto, após a realização do pagamento, o clube rubro-negro alegou que ainda poderia exercer a renovação do contrato do jogador por apenas 100 mil dólares, conforme um item do acordo.
A interpretação da cláusula, no entanto, é o grande foco na disputa. Segundo o jornalista Jorge Nicola, o Grêmio sustenta que a opção de renovação pelo valor reduzido só teria validade em caso de rebaixamento do Vitória para a Série B, o que não ocorreu. Já a diretoria do clube baiano nega essa restrição e afirma que usará todos os meios necessários para assegurar a permanência do jogador.
O episódio abalou a relação entre os clubes, que até então mantinham boas tratativas dentro da Libra (Liga do Futebol Brasileiro). O impasse deve se desdobrar nos bastidores e, caso não haja um acordo, a disputa pode acabar na esfera jurídica.