México mobiliza 100 mil agentes para reforçar segurança na Copa do Mundo de 2026
O governo do México anunciou a mobilização de 100 mil agentes de segurança para atuar durante a Copa do Mundo de 2026, com o objetivo de garantir a proteção de torcedores, delegações e estádios ao longo do torneio. O plano foi apresentado por Roman Villavalzo Barrios, responsável pela coordenação do Mundial no país.
De acordo com o governo mexicano, o esquema de segurança contará com 20 mil militares e cerca de 55 mil policiais, além de equipes de segurança privada. A operação também prevê o uso de tecnologia avançada, como sistemas antidrone, aeronaves, veículos blindados e cães farejadores treinados para detectar explosivos. As informações são do A Tarde.
A preocupação das autoridades se concentra principalmente em Guadalajara, no estado de Jalisco, uma das cidades-sede da competição. A região enfrentou recentemente uma crise de segurança após uma operação policial que terminou com a morte de “El Mencho”, líder do Cartel de Jalisco Nueva Generación.
Após a morte do narcotraficante, foram registrados ataques, bloqueios de ruas e barricadas, levando as autoridades a ativar um protocolo de alerta vermelho na cidade.
Apesar do cenário recente, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que o país tem condições de garantir a segurança do evento. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também declarou confiança na organização mexicana.
Além de Guadalajara, as cidades de Monterrey e Cidade do México também receberão jogos do Mundial, que será disputado de forma conjunta por México, Estados Unidos e Canadá.
Segundo as autoridades, o estado de Jalisco passa atualmente por um processo de normalização gradual, com reforço da presença militar e retomada das atividades turísticas e aeroportuárias.
O México sediará partidas importantes do torneio, incluindo jogos do grupo da seleção anfitriã e confrontos eliminatórios até as oitavas de final.