Trump anuncia estratégia de reforço militar dos EUA na América Latina
O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta sexta-feira (5), uma mudança na política externa do país ao apresentar sua nova Estratégia de Segurança Nacional. O documento, divulgado pela Casa Branca, estabelece que o foco militar norte-americano será redirecionado para a América Latina, enquanto outras regiões do mundo devem perder prioridade estratégica.
Segundo a publicação, os EUA farão um “reajuste de nossa presença militar global para enfrentar ameaças urgentes em nosso Hemisfério”, reduzindo o empenho em áreas cuja importância para a segurança nacional teria diminuído nos últimos anos.
A diretriz ocorre em meio à escalada de tensões com o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, e à mobilização de tropas norte-americanas no Caribe. A estratégia também formaliza o combate a cartéis de drogas latino-americanos, tema que já vinha sendo citado pelo governo de Donald Trump desde agosto.
O documento deixa claro o objetivo de ampliar a influência dos EUA na região e limitar a atuação de países não ocidentais, o que pode resultar em uma presença militar norte-americana mais duradoura no continente.