Câmara aprova moção de louvor às mães das vítimas da megaoperação no RJ
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18), uma moção de louvor às mães das vítimas da megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro no dia 28 de outubro. A ação resultou em 121 mortos, entre eles quatro policiais, nos Complexos do Alemão e da Penha.
A iniciativa partiu da deputada federal Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ), que criticou o governador Cláudio Castro (PL) e a condução da operação.
“Essa solidariedade exige também um protesto contra o governo Cláudio Castro (PL-RJ), a cobrança por uma política de desenvolvimento econômico para o Estado e uma política de segurança que envolva articulação entre poderes e uma inteligência que vá além de chacinas e armas”, disse Rejane.
Ainda segundo a parlamentar, as principais atingidas pela tragédia são “as mães pobres e pretas das favelas e comunidades”, que agora convivem com a dor da perda e a falta de respostas.
Nesta segunda-feira (17), Castro afirmou que enviou “100%” das informações complementares solicitadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a megaoperação policial.
Castro destacou que toda a documentação pedida pelo relator da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, foi entregue, incluindo arquivos que, segundo ele, eram fundamentais para esclarecer pontos da operação.