Clima
Min 22ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
sábado, 27 de Junho, 2026
Redação 16 de Fevereiro, 2026
Icone - Autor

Flávio Bolsonaro anuncia ação no TSE contra homenagem a Lula em desfile na Sapucaí

Política
Icone - Autor
Redação 16 de Fevereiro, 2026

Senador alega possível propaganda antecipada e uso de recursos públicos após apresentação da Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que pretende acionar “rapidamente” o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a homenagem feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o desfile da escola Acadêmicos de Niterói, realizado neste domingo (15), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Em publicação na rede social X, o parlamentar criticou o que classificou como possível propaganda eleitoral antecipada e questionou o uso de recursos públicos no evento. Ele também apontou ataques pessoais ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à sua família. A crítica faz referência a uma ala caracterizada como “famílias em lata de conserva”, que, segundo a escola, ironizava o “neoconservadorismo enlatado”.

Outros parlamentares se manifestaram contra o trecho do desfile, classificando-o como “ataque à família tradicional” e “desrespeito à fé cristã”.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) escreveu em seu perfil no X: “Calma, a esquerda não odeia a família conservadora não. É tudo conspiração… lembre-se disso na hora de votar esse ano, evangélico. Obs: a globo colocando como “crítica”, mas se fosse cristãos fazendo essa crítica contra qualquer outra religião, era a terceira guerra mundial”.”

Já a deputada Carol de Toni, que deixou o PL no início do mês após divergências internas relacionadas à sua candidatura ao Senado por Santa Catarina, também criticou a apresentação. “Que fique como um alerta para quem ainda acha que é exagero. Está translúcido: o alvo são as famílias e os valores conservadores”, publicou ao compartilhar trecho do desfile.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) classificou como “inadmissível ridicularizar a fé de milhões de brasileiros” e afirmou que a ala representou um deboche contra evangélicos e o modelo de família defendido por setores conservadores. Segundo ela, manifestações culturais não devem ser usadas para atacar crenças religiosas.

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) também criticou o desfile, classificando a homenagem como “desrespeitosa com a família” e apontando viés político explícito. Em publicações no X, comparou a exaltação ao presidente a práticas de culto à personalidade.

Influenciadores alinhados à direita também divulgaram notas de repúdio. O empresário e ativista Alexis Fonatyne escreveu: “Uma ala inteira ridicularizando os conservadores, colocando-os em latas de conserva? O que isto tem a ver com a história do Lula? É claramente uma crítica ideológica à direita conservadora”.

Até o momento, não houve manifestação oficial da escola de samba ou do Palácio do Planalto sobre as críticas.