Líder do PT aponta “crise de confiança” do governo Lula com Motta após PL Antifacção
O Líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ) afirmou nesta terça-feira (18), que a aprovação do PL Antifacção acentuou uma “crise de confiança” entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O texto foi aprovado por 370 votos a 110, apesar da pressão do Planalto para adiar a votação diante das mudanças feitas no projeto original enviado pelo governo federal. Segundo Lindbergh, o episódio mostra o descompasso entre o Executivo e a direção da Câmara.
“É claro que tem uma crise aqui de confiança, é claro que todo mundo sabe que o presidente [Lula] reclamou muito, é um projeto de autoria do Poder Executivo”, disse Lindbergh, segundo a Folha de S.Paulo.
A votação foi tratada como um revés para o governo Lula, que não concordou com a condução do relator, Guilherme Derrite (PP-SP), acusado por aliados de descaracterizar a proposta original. Parlamentares da base apontaram falta de diálogo e criticaram o ritmo acelerado dado ao processo por Motta.
Lindbergh lembrou que este não é o primeiro atrito entre o Planalto e o presidente da Câmara. “Não é a primeira vez que isso acontece. Foi mesma coisa no caso IOF. Botaram o IOF, arrumaram uma votação como aquela. Acharam que tinham derrotado o governo e o governo virou o jogo. Não tenho dúvidas que isso vai acontecer da mesma forma nesse caso. Vamos mostrar e apontar que, por trás desse relatório, tem várias armadilhas para proteger o andar de cima”, disse o petista.