Lula critica bolsonaristas por usarem bandeira de Trump na Câmara: “Pedindo intervenção”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (25), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após uma manifestação no Congresso Nacional. Na última terça-feira (22), deputados bolsonaristas ergueram uma bandeira com o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Salão Verde da Câmara dos Deputados.
“Agora veja que absurdo, esses mesmo cidadãos ou cidadãs que utilizavam a camisa da seleção brasileira e a bandeira nacional, dizendo agora, agarrados nas botas do presidente dos Estados Unidos, pedido para ele fazer intervenção no Brasil”, disse Lula.
O presidente classificou o ato como uma afronta ao patriotismo e à soberania do país. “Nós temos políticos aqui no Brasil que tomaram para eles a bandeira nacional. Tomaram para eles a bandeira brasileira, a camisa da seleção brasileira e se diziam patriotas”, afirmou Lula.
O protesto dos deputados bolsonaristas foi uma reação à decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de suspender reuniões de comissões durante o recesso parlamentar, o que impediu a votação de moções de apoio ao ex-presidente Bolsonaro.
Incomodados com a medida, os parlamentares do PL, partido de Bolsonaro, usaram o gesto com a bandeira de Trump como forma de repúdio.