Lula escolhe Pimenta como ministro de reconstrução do RS; presidente vai ao estado nesta quarta
Com saída de Pimenta da Secom, cargo será assumido de forma interina pelo jornalista Laércio Portela
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, vai assumir o cargo de ministro extraordinário que atuará na articulação para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Uma catástrofe climática atingiu o estado e já matou 149 pessoas e deixou mais de 617,7 mil pessoas desabrigadas e desalojadas, segundo o último balanço desta terça-feira (14). A informação foi confirmada pela Agência Brasil.
O governo já havia anunciado a criação do cargo. A ideia é que o representante presidencial, com status de ministro, atue de forma permanente no Rio Grande do Sul enquanto durar a calamidade pública no estado, coordenando uma estrutura administrativa das ações federais na região.
Lula deve oficializar o posto de Pimenta e os dar detalhes sobre a nova pasta durante visita ao estado, prevista para esta quarta-feira (15). Ele também deve anunciar novas medidas de socorro à população gaúcha. O presidente irá a São Leopoldo do Sul.
A expectativa é que, na ocasião, o governo também lance um auxílio financeiro temporário para as pessoas afetadas pela catástrofe climática. Com a saída de Pimenta da Secom, o jornalista Laércio Portela assume o cargo de forma interina.